quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Encontro da REDE DE SAÚDE MENTAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Aconteceu nessa última quarta-feira dia 18 de fevereiro mais um encontro da Rede de Saúde Mental e ECOSOL, na Associação Franco Basaglia. Para quem não pôde comparecer ou não está incluído no e-group, abaixo a ata desse encontro.

Presentes: BAR SACI, CAPS II Jandira, CAPS II Itapevi, CAPS UNIFESP, CAPS II Suzano, CAPS AD Capela do Socorro, CAPS Lapa, CAPS II Aricanduva/Vila Formosa, CAPS AD São Mateus, CAPS Santana do Parnaíba, CAPS São Carlos, RECRIARTE – São Carlos, Cobra Criada, CAPS I Embu-guaçu, CAPS II Itaquera, CAPS II Pirituba Jaraguá, ITCP UFSCAR, CAPS Itapeva, PROJETO TEAR, Associação Vida em Ação, CAPS Butantã.

Total de participantes: 38


Os presentes fizeram uma rodada de apresentação e a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária foi apresentada àqueles que estavam participando pela primeira vez desses encontros. Foi feito um breve histórico contando como foi o surgimento da Rede, as primeiras ações, o questionário produzido e respondido pelos projetos e algumas dúvidas surgiram e foram respondidas.

Ficou acertado entre todos os participantes que a apresentação dos dados do questionário que havia sido combinado de ser apresentado em power point nessa reunião ficará para a próxima, já que a sala não favoreceu o bom funcionamento da organização da reunião. Ficou combinado que a próxima reunião deverá acontecer em um espaço maior para a boa acomodação de todos.

Foi apresentado o curso promovido pela Rede e informado que não há mais vagas. Combinou-se que a ficha de inscrição será enviada novamente pelo e-group para os que não estão na lista preencherem. As vagas serão reabertas no caso de haver alguma desistência. A data limite para esse preenchimento será dia 26 de fevereiro. O surgimento de vagas será informado por e-mail.

A próxima pauta é que todos deem idéias sobre uma atividade que congregue a ecosol e a saúde mental.
Aleçandro – workshop de comércio justo.
Marilia – em praça pública. Que possamos fazer uma feira para comercializar produtos e trocar conhecimentos.

A pauta pára de ser seguida para o surgimento de algumas questões. Um projeto de geração de renda tem que ter o formato institucional ou tem que ser uma Cooperativa ou associação? Yolanda conta um pouco da experiência de São Carlos, que desenvolve atividades junto a uma ITCP. Há projetos com cunho terapêutico e o projeto de geração de trabalho e renda é localizado fora do serviço de saúde mental. Leonardo expõe a economia soliária como uma politica inclusiva no mundo do trabalho. Conta brevemente dos apontamentos feitos a partir do levantamento dos dados do questionário. Tião sugere que o e-group seja usado como forma de troca de conhecimentos, que os projetos possam conhecer um ao outro. Quem estiver interessado em conhecer uma oficina que já acontece se manifeste no e-group, assim como quem quer oferecer o projeto que trabalha para ser conhecido.
Fica acordado que a próxima reunião acontecerá dia 20 de março as 16 horas no mesmo local caso o auditório já esteja pronto.

Nenhum comentário: