quarta-feira, 4 de março de 2009

Aula inaugural do Curso de SM e ECOSOL será aberta a todas (os)

O curso de "Saúde Mental e Economia Solidária" promovido pela Rede de Saúde Mental e ECOSOL visa capacitar agentes multiplicadores da saúde mental e economia solidária, a partir de um processo combinado de leituras, exposição com especialistas e principalmente através de dinâmicas e processos coletivos de reflexão. Os futuros multiplicadores estão, em sua maioria, já inseridos nos projetos de geração de trabalho e renda que são formados pelos coletivos da saúde mental: técnicos, gestores e usuários.

O processo formativo formará educadores sociais que multiplicarão conhecimentos e tecnologias sociais junto aos projetos de geração de trabalho e renda e empreendimentos econômicos solidários da Grande São Paulo, uma perspectiva teórica e prática emergente e inovadora no campo da saúde mental e da reforma psiquiátrica brasileira.

Este Curso concebe cada participante como sujeito do processo multiplicador de saberes e rejeita identificá-lo como mero receptor de um modelo pronto, assim, constituir-se-á como encontro grupal, um espaço vivo de debates, para pensar e repensar a prática, criar e recriar conhecimentos, ver e rever pressupostos, descobrir e socializar desafios e perspectivas do trabalho voltado para visão integradora do ser humano como ser social.

A primeira aula desse curso terá o tema da relação histórica do trabalho com a loucura, a
Reforma Psiquiátrica brasileira e o encontro entre SM e ECOSOL como pauta de discussão e será ministrada pela Prof. Dr. Fernanda Nicácio. Esse aula inaugural será aberta a todos os interessados e ocorrerá na EEUSP a partir das 9 horas nesse sábado dia 07 de março.

É importante destacar que todo o curso foi organizado pelos projetos de geração de trabalho e renda da saúde mental: a pausa para o café será produzida pela Padaria Artesanal do CAPS Perdizes e pelo O Bar Bibi Tantã e servida pelo BAR SACI e o material impresso será feito pelo Projeto TEAR.

Todos os interessados são bem vindos!

A EEUSP fica à Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 (ao lado do metrô clínicas).

Nenhum comentário: