quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BAR SACI EM AÇÃO




CERVEJA GELADA SÓ NOS BARES DO BAR SACI.


COMPAREÇA!!!!




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Encontro da REDE DE SAÚDE MENTAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Aconteceu nessa última quarta-feira dia 18 de fevereiro mais um encontro da Rede de Saúde Mental e ECOSOL, na Associação Franco Basaglia. Para quem não pôde comparecer ou não está incluído no e-group, abaixo a ata desse encontro.

Presentes: BAR SACI, CAPS II Jandira, CAPS II Itapevi, CAPS UNIFESP, CAPS II Suzano, CAPS AD Capela do Socorro, CAPS Lapa, CAPS II Aricanduva/Vila Formosa, CAPS AD São Mateus, CAPS Santana do Parnaíba, CAPS São Carlos, RECRIARTE – São Carlos, Cobra Criada, CAPS I Embu-guaçu, CAPS II Itaquera, CAPS II Pirituba Jaraguá, ITCP UFSCAR, CAPS Itapeva, PROJETO TEAR, Associação Vida em Ação, CAPS Butantã.

Total de participantes: 38


Os presentes fizeram uma rodada de apresentação e a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária foi apresentada àqueles que estavam participando pela primeira vez desses encontros. Foi feito um breve histórico contando como foi o surgimento da Rede, as primeiras ações, o questionário produzido e respondido pelos projetos e algumas dúvidas surgiram e foram respondidas.

Ficou acertado entre todos os participantes que a apresentação dos dados do questionário que havia sido combinado de ser apresentado em power point nessa reunião ficará para a próxima, já que a sala não favoreceu o bom funcionamento da organização da reunião. Ficou combinado que a próxima reunião deverá acontecer em um espaço maior para a boa acomodação de todos.

Foi apresentado o curso promovido pela Rede e informado que não há mais vagas. Combinou-se que a ficha de inscrição será enviada novamente pelo e-group para os que não estão na lista preencherem. As vagas serão reabertas no caso de haver alguma desistência. A data limite para esse preenchimento será dia 26 de fevereiro. O surgimento de vagas será informado por e-mail.

A próxima pauta é que todos deem idéias sobre uma atividade que congregue a ecosol e a saúde mental.
Aleçandro – workshop de comércio justo.
Marilia – em praça pública. Que possamos fazer uma feira para comercializar produtos e trocar conhecimentos.

A pauta pára de ser seguida para o surgimento de algumas questões. Um projeto de geração de renda tem que ter o formato institucional ou tem que ser uma Cooperativa ou associação? Yolanda conta um pouco da experiência de São Carlos, que desenvolve atividades junto a uma ITCP. Há projetos com cunho terapêutico e o projeto de geração de trabalho e renda é localizado fora do serviço de saúde mental. Leonardo expõe a economia soliária como uma politica inclusiva no mundo do trabalho. Conta brevemente dos apontamentos feitos a partir do levantamento dos dados do questionário. Tião sugere que o e-group seja usado como forma de troca de conhecimentos, que os projetos possam conhecer um ao outro. Quem estiver interessado em conhecer uma oficina que já acontece se manifeste no e-group, assim como quem quer oferecer o projeto que trabalha para ser conhecido.
Fica acordado que a próxima reunião acontecerá dia 20 de março as 16 horas no mesmo local caso o auditório já esteja pronto.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

E você, já mandou seu manifesto?

IV Conferência Nacional de Saúde Mental JÁ!!!!!

A última Conferência Nacional de Saúde deliberou pela realização, em 2009, da IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Cabe ao plenário do Conselho Nacional de Saúde encaminhar o início do processo da mesma.

É momento de mobilização!!! Queremos a realização desta Conferência por muitas razões:
A Conferência representa um momento democrático, no qual é possível a participação de diversos atores sociais, no processo de avaliação e deliberação acerca das diretrizes das políticas de saúde mental. Neste processo destaca-se importância da participação do usuário que aumentou significativamente com o consequente aumento de serviços. Estas pessoas precisam debater, propor mudanças e/ ou legitimar estes dispositivos como eficientes e necessários para o fortalecimento da Reforma Psiquiátrica.

Uma série de deliberações foi tirada na III Conferência, deliberações essas relativas ao processo de implementação da Reforma do Modelo de Atenção em Saúde Mental, à execução de políticas de saúde mental, à participação dos órgãos de controle social e tantas outras. É momento de avaliar a implementação durante esses anos, de ações políticas, nos diversos âmbitos de gestão, orientadas pelas diretrizes democraticamente aprovadas pela sociedade brasileira;

A última Conferência Nacional de Saúde Mental ocorreu em 2001, alguns meses após a aprovação da Lei 10216/01. Teremos em 2009 oito anos de vigência desta. Sabemos que a rede de atenção em saúde mental é hoje muito distinta daquela que tínhamos em 2001. Temos um número significativamente maior de serviços substitutivos, porém há uma escassez de CAPS III, um dispositivo fundamental de cuidado para o atendimento à crise. Temos diversas experiências acumuladas nos serviços e ainda um número significativo de leitos psiquiátricos a serem desativados. Convivemos com críticas relativas a esse novo modelo. Queremos um processo reconhecidamente participativo, efetivo e democrático para avaliarmos essa rede e para apontarmos futuras direções, que garantam avanços no processo iniciado. Queremos a IV
Conferência Nacional de Saúde Mental!!!

Se você ainda não assinou o manisfesto, clique no link ao lado e participe!!!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Mostra “Saúde mental para todos"

Em convênio com a companhia do Metropolitano de São Paulo, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo organizou e está expondo em estações de Metrô a mostra “Saúde Mental para todos”. Essa exposição conta com o apoio da Associação Vida em Ação.
A exposição reúne 22 painéis com fotos realizadas por pessoas ligadas a serviços de saúde mental durante a Semana de Luta Antimanicomial 2008, realizada de 12 a 18 de maio e promovida na Capital pelo Conselho.
Confira a exposição itinerante, no mês de janeiro na estação Brás do Metrô e em fevereiro na estação República, em São Paulo.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Biblioteca Comunitária Saci

Hoje, Gildásio e Chico, trabalhadores do BAR SACI, entregaram o Projeto Biblioteca Comunitária Saci, para o Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI. Um Programa do Poder Público Municipal muito interessante para os produtores culturais independentes da cidade de São Paulo.
A Biblioteca Comunitária Saci é um projeto da Associação Vida em Ação que busca criar um espaço de incentivo a leitura, a alfabetização e a ampliação dos anos de estudo de usuários da Rede.

Ela será integrada ao Projeto Saci que desenvolve um conjunto de ações com o objetivo de geração alternativa de trabalho e renda, capacitação profissional e a ampliação educacional e cultural.

A Biblioteca será gerida e organizada por usuários da Rede de Saúde Mental e irá formar oficineiros culturais de leitura e contadores de história.

Os oficineiros (as) serão formados a partir do desenvolvimento concreto da Biblioteca Comunitária Saci (pesquisa do acervo, aquisição, montagem das prateleiras e cadastramento do acervo) e pela realização de Cursos de Capacitação de Contador de História.

Veja o Projeto da Biblioteca Comunitária Saci:



Acompanhem o Blog do VAI:

http://www.programavai.blogspot.com/


Se tiverem livros, gibis, vinis e fitas de vídeo e DVD podem entrar em contato para Doação!!!